Carregar o celular pelo menos uma vez ao dia se tornou um hábito. Mas a Microsoft – dona da Nokia – está empenhada em acabar com esta limitação tecnológica a partir de baterias capazes de durar uma semana.
Duas ideias passam pela cabeça da empresa: a mais simples utiliza um sistema chamado E-Lupe para identificar os aplicativos mais “gastões” para diminuir sua eficiência e preservar a carga; outra, mais radical, pretende substituir a bateria por duas menores, direcionando uma delas para funções mais pesadas, como vídeos e jogos.
Em palestra realizada ontem em San Francisco, nos EUA, o pesquisador da Microsoft Ranveer Chandra lembrou que as baterias não evoluem na mesma rapidez dos smartphones, que ficam mais potentes a cada ano. Por isso, a intenção é ajustar hardware e software para melhorar o gerenciamento e aproveitar a energia ao máximo.
Segundo Chandra, os primeiros protótipos desenvolvidos economizam entre 20% e 50% do consumo de bateria. Mas tudo está em estágio inicial e ainda é preciso muitas horas de pesquisas até conquistar algo concreto.