Nem todos sabem o que é administrar

O ensino falha em fazer os alunos pensarem a respeito, e os futuros administradores não se importam com isso. Para mim, administrar é...

Em primeiro lugar um conceito que tenho para definir o que faz um administrador, é que administrar é conectar pessoas e processos para chegar a resultados. E Administração é a ciência de fazer arte para fazer.

Administrar é lidar, gerir, liderar, e estar junto de pessoas. Mesmo não sendo administrador tudo passa por pessoas. Uma organização pode ter mais ou menos necessidade do envolvimento de pessoas em seus processos de trabalho, mas sempre há pessoas. Máquinas e equipamentos sempre existem em uma organização, de um computador pessoal a uma linha de montagem de uma fábrica de automóveis, sempre haverá processos que envolvam máquinas, equipamentos, utensílios.

Finanças, marketing, RH, logística, TI, todos são áreas importantes dentro de uma organização. Há quem diga que uma é mais importante que a outra, mas não acredito nisso. Por isso, penso que administrar é um pouco mais amplo do amplo conceito de: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. “Conectar pessoas e processos para chegar a resultados” é algo mais palpável do que é a função de administrar.

Há coisas óbvias que se acredita que não precisam ser discutidas ou pensadas. E sendo assim, há alunos de administração que se formam e não sabem dar um conceito ou não sabem dizer o que faz um administrador. Isso é o colapso do nosso sistema de ensino das ciências administrativas.Saiba mais sobre o autor em http://emprimeirolugar.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem que inclua algum tipo de violação, palavra de mal gosto, e injurias serão apagadas. No mais, use esse espaço para sanar suas duvidas.