Atualização deixa Java mais seguro, mas ainda é melhor desativar

Recomendamos desativar o Java no navegador web principal e manter um segundo navegador com Java habilitado para visitar com ele somente os sites que necessitam de Java. O que motivou essa recomendação – que é incomum para a coluna – foi os diversos problemas de segurança e de projeto do Java. Felizmente, a Oracle, que desenvolve o software, resolveu alguns problemas, mas ainda seguem outros. Vamos ver hoje o que mudou.

Java é uma linguagem de programação e também o nome popular de um software necessário para usar os programas feitos em Java (a própria Oracle, por exemplo, usa expressões como “faça o download do Java”). Esse software é o Java Runtime Environment (JRE). O JRE, além de viabilizar a execução de programas em Java no PC, que incluem aplicativos como Minecraft, JDownloader e Vuze, também possui um componente extra para executar aplicativos em Java diretamente a partir do navegador.
É esse componente que faz parte do navegador web que viabiliza ataques, pois uma página maliciosa é capaz de explorar problemas no Java ou a falta de atenção do internauta para instalar vírus no sistema. Para piorar, o pesquisador de segurança Adam Gowdiak afirmou que já encontrou duas novas vulnerabilidades no Java e comunicou a Oracle, que agora deverá produzir mais uma atualização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem que inclua algum tipo de violação, palavra de mal gosto, e injurias serão apagadas. No mais, use esse espaço para sanar suas duvidas.