Apple mostra novos iOS 7, MacBook Air, Mac Pro e Mac OS em evento

Empresa reformula sistemas para iPad, iPhone e computadores.
Novidades foram mostradas na conferência WWDC para desenvolvedores.




A Apple anunciou novidades em sistemas operacionais e computadores na tarde desta segunda-feira (10) durante a abertura da 24ª edição da WWDC 2013 (Worldwide Developers Conference), em San Francisco, nos Estados Unidos.

A conferência, que vai até sexta-feira (14), conta com a presença desenvolvedores de 60 países, uma comunidade com 60 milhões de profissionais, sendo 1,5 milhão novos integrantes adicionados apenas em 2012, informou o CEO da empresa, Tim Cook.

Em cinco anos de App Store, a Apple registrou 50 bilhões de downloadas de aplicativos, informou Cook. A loja conta com mais de 900 mil apps, sendo que 90% são baixados a cada mês, e 375 mil apps apenas para iPad. Até o momento, a empresa pagou US$ 10 bilhões a seus desenvolvedores. "Isto é três vezes mais do que [a receita gerada por] todas a outras plataformas combinadas", comparou o CEO da Apple.


Novo iOS 7
De acordo com Cook, hoje há "600 milhões de dispositivos iOS vendidos no mundo", o que representa quase o dobro dos 365 milhões de aparelhos da empresa ativados à época conferência WWDC 2012, realizada em junho do ano passado.

"Usuários de iPhone usam 50% mais o celular do que as pessoas que possuem Android", destacou o executivo ao apresentar o novo sistema operacional iOS 7 para iPhones, iPods e iPads.

Segundo Cook, "esta é a maior mudança no sistema operacional desde o lançamento do iPhone", disse o executivo. "Vocês vão amar demais o iOS 7", complementou.A versão de testes (beta) do novo iOS 7 estará disponível para desenvolvedores Apple a partir desta segunda-feira. O novo sistema operacional será compatível com iPhone 4 ou superior, iPad 2 ou superior, iPad mini e iPod touch de quinta geração.

O CEO da Apple destacou a alta taxa de atualização do sistema pela base de usuários. Segundo ele, 93% dos usuários estão no iOS 6; "Um contraste enorme em relação ao Android", disse.

Após seis anos, o novo sistema móvel da Apple finalmente tem modificações significativas na tela de bloqueio do iPhone. Na nova versão, não há mais a barra para destravar o celular, e apenas uma mensagem pedindo para deslizar o dedo para a direita, e a central de notificações do sistema vai estar disponível mesmo com a tela do IPhone ou do iPad bloqueada, assim como o painel de botões do "Contol Center".

O sistema também ampliou a capacidade de armazenamento de aplicativos em pastas para facilitar a organização de apps, e agora suporta uma organização em páginas dentro da própria pasta, revelando outros aplicativos ao deslizar o dedo para a direita.

A nova versão da plataforma móvel ganhou o "Control Center", que conta com botões de acesso a funções rápidas como ativar ou desativar Wi-Fi, Bluetooth, não perturbe, controles de música e até a lanterna, ativando o flash do iPhone. Com o "Control Center", o usuário desliza o dedo de baixo para cima de qualquer tela do sistema para ter acesso aos botões.

O iOS 7 permitirá que todos os apps utilizem o recurso de multitarefa do sistema. Para reduzir o consumo de bateria do portátil, o iOS 7 irá monitorar o uso dos aplicativos, para deixá-los rodando em segundo plano apenas nos momentos que o usuário mais os utiliza durante o dia.

Uma das novidades muito comemoradas pelo público que assistia à conferência da Apple foi o anúncio de que os usuários não precisarão mais atualizar seus aplicativos, já que tudo será feito automaticamente no iOS 7.

A versão móvel do navegador Safari para iOS também tem novidades na interface de navegação por abas, que não é mais limitado a oito janelas abertas, e um recurso de busca inteligente, que traz ícones com as páginas mais visitadas pelo usuário.

Na nova interface do multitarefa, ao apertar o botão home duas vezes, como já acontece, há agora uma tela com pequenas prévias de todos os aplicativos abertos, e não só os ícones na base como ocorre até o iOS 6.

O aplicativo de fotos para iOS ganhou nova visualização em mosaico. Também é possível compartilhar vídeos via compartilhamento de fotos do iCloud.

iTunes Radio
A empresa também apresentou um novo serviço de músicas gratuito por streaming, o iTunes Radio, que permite criar listas de músicas. O serviço é gratuito e exibirá anúncios para usuários que não são assinantes do iTunes Match, serviço de música oferecido pela Apple para desktops.

O serviço está integrado direto ao aplicativo de música do novo iOS 7. Além das listas, ele permite criar estações de rádio baseadas em um artista, mas já conta com centenas de estações de rádio, em diversos estilos musicais. Além dos dispositivos móveis (iPhone, iPad e iPod touch) a rádio on-line será compatível com o iOS 7.

Não há informações se o serviço estará imediatamente disponível no Brasil, já que a Apple não detalhou se os contratos fechados com as gravadoras são exclusivos para os EUA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem que inclua algum tipo de violação, palavra de mal gosto, e injurias serão apagadas. No mais, use esse espaço para sanar suas duvidas.